O corpo perfeito. Será que existe só um?

Notem que ao longo das eras, das regiões e da historia, o conceito de corpo ideal foi mudando completamente. Notem que a beleza pode ser vista de diversos ângulos e formas e que elas não são ” verdades absolutas” pois esse conceito é cultural, e mais ainda pessoal ( uma pessoa que eu acho bonita, não será necessariamente uma pessoa que você achara bonita, certo?). Então vamos analisar cada época:

beleza feminina de cada epoca Egito antigo blogppv

 

Egito antigo: As mulheres eram figuras importantes na sociedade, tinham bens e podiam ate chegar a cargos importantíssimos como de Faraó. As mais belas mulheres tinham o rosto simétrico, braços e corpo magro, cintura marcada e fina. Nos cabelos, usavam tranças para moldar o rosto.

 

beleza feminina de cada epoca Grecia antiga blogppv

Grecia antiga: A busca da perfeição se concentrava no universo masculino, uma mulher sozinha não era valorizada, portando, para serem consideradas bonitas, elas deviam ter traços másculos, assim como os de seus maridos.

beleza feminina de cada epoca dinastia hann ( chinesa) blogppv

 

Dinastia Han (Dinastia Chinesa): As mulheres deviam mostrar delicadeza e fragilidade. Corpos magros, peles pálidas, cabelos negros e longos era o ideal de beleza. Um andar delicado e pés pequenos eram muito apreciados nas mulheres.

 

beleza feminina de cada epoca Renascimento Italiano blogppv

Renascimento Italiano: A sociedade, influenciada pela igreja católica, considerava que a tarefa máxima da mulher era reprodução e associava sua identidade a figura de seu marido. os seios deveriam ser fartos e os quadris cheios para serem consideradas atrativas. Cabelos loiros e pele pálida, assim como os rostos angelicais das obras de arte da época, eram bastante apreciados.

 

 

beleza feminina de cada epoca Inglaterra victorina blogppv

Periodo Vitorino (Inglaterra Victoriana): A principal figura dessa epoca era a rainha Victoria. Uma jovem rainha, que se casou cedo e se tornou mãe, influenciou o conceito de beleza das mulheres da época. Espartilhos apertados afinavam a cintura ao máximo, criando um corpo ampulheta, os cabelos compridos eram símbolos de feminilidade.

beleza feminina de cada epoca decada de 1920 blogppv

 

Decada de 1920: As mulheres nos Estados Unidos ganharam direito ao voto. Elas queriam trabalhar e ter os mesmos direitos que os homens e essa luta por igualdade de gêneros também influenciou a moda. Elas usavam vestido mais largos que as fizessem ficar mais “retas” minimizando suas cinturas para que pudessem se parecer como “meninos”. Sutiens que diminuam os seios também eram bastante usados.

beleza feminina de cada epoca a era de ouro de hollywood blogppv

 

Decada de Ouro de Hollywood ( 1930 a 1950): Marilyn Monroe era a figura que marcou essa época. Pela primeira vez, foi criada uma versão idealizada da mulher que foi espalhada pelo mundo, atravez do cinema. Cintura fina e muitas curvas, era o padrao estabelecido.

decada de 1960 beleza feminina blogppv

A  decada de 1960: As mulheres continuavam lutando por sua libertação. A mini saia foi inserida na moda.  A mulher perfeita era alta e magra.

beleza feminina de cada epoca a ra das supermodel 1980

Era das super modelos: Influenciadas pela criação da moda fitness, as mulheres queriam ser atléticas. Cindy Crawford era a figura que representava o ideal de beleza da epoca: alto, magro, atlético, mas ainda com algumas curvas.

beleza feminina de cada epoca heroina chique blogppv

Heroína chique da decada de 1990: Totalmente ao contrario da epoca anterior o corpo ideal agora era magro e pálido. Kate Moos era o simbolo de beleza da epoca.

beleza feminina de cada epoca beleza pos moderna blogppv

 

Beleza pós moderna: O que os selfies fizeram conosco? As mulheres se tornaram muito mais exigentes com elas mesmas. Queremos seios fartos e cintura fina, mas o bumbum tem que ser grande e a barriga chapada. Nada de celulites, estrias, rugas, varizes…e para conseguir tudo isso, so mesmo recorrendo aos procedimentos cirúrgicos não é verdade? E tudo isso, para sair bem na foto :/

Bem mais que o conhecimento histórico dos diferentes conceitos de beleza durante esses mais de 3 mil anos que foram retratados, podemos dar atenção também a lição que ele ( sem querer querendo) nos passa! A modelo da era atual, é o espelho de uma mulher super preocupada com esses padrões, correndo atras de plásticas e tratamentos estéticos ( o que acho super válido, enquanto for para nos sentirmos melhor) e sendo escravas da ditadura da beleza ( aquela mulher que nunca ta satisfeita com ela própria, sempre quer mudar e não consegue estabelecer um limite). E você, encaixa-se nesse padrão de conceito atual?

Vamos olhar no espelho com mais amor meninas, se cuidar é bom sim ( e eu gosto muitoooo ) mas não deixe que ninguém tire sua auto estima, nem mesmo você, ok!?

 

Fonte: Pausa para Vaidade

Anúncios

Um comentário sobre “O corpo perfeito. Será que existe só um?

  1. Pingback: Busca para ser aceita magra | blog liberta da ana e mia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s